segunda-feira, novembro 06, 2006

INOVAÇÃO

Trata-se de um tema bem explorado no mundo dos negócios e no da literatura. Como cada um de nós possui uma experiência própria, este conceito pode representar coisas diferentes. Não vou me alongar ao que já existe publicado, mas se você quiser saber mais, clique aqui.

Estou na minha terceira semana, e tenho me surpreendido todos os dias tanto como "insider" quanto com a percepção de valor que o mercado possui da empresa.

Me formei em Adm. de Empresas pela EAESP/FGV, passei pelo mercado financeiro (como quase todo recém-formado na GV), trabalhei com comércio exterior um bom tempo (importação de equipamentos de som e exportação de carnes), até que decidi investir no meu relacionamento pessoal e me mudei de São Paulo para Curitiba em 1998, para trabalhar numa software house, que tinha um produto de software voltado a gestão de documentos (GED).

Como não podia deixar de ser, São Paulo era destino certo pois os maiores clientes se encontram aqui. Em uma das edições da Infoimagem, conheci uma pessoa extraordinária que depois viraria meu amigo e meu chefe. Pelo convite dele, abandonei uma vida confortável e repleta de qualidade no sul do país pela batalha diária em São Paulo.

Questão de sonho bem antigo, e quando se trata de realizar sonho, não podemos perder a oportunidade.

Fiz este comentário de parte do meu histórico para contextualizar o que acredito ser uma ótima definição para Inovação : ação que gera resultados concretos, como no negócio de publicidade direcionada.

Minha concepção de resultados concretos é a de que depende do objetivo da organização. Resultados podem ser medidos em "branding" ou "awareness", mas prefiro a medição transacional, como vendas e "market share".

Isto posto, inovação só faz sentido se agrega valor para os usuários, clientes, para a empresa e principalmente para os donos do negócio, e nisto a empresa que trabalho tem mostrado que é campeã.

Um abraço a todos e inovem !!!